SINaPSY #22


Carta de François Ansermet


Da Suíça para o Brasil


28 de setembro de 2013


Na entrevista filmada para fins de divulgação da Jornada da EBP-MG, em Belo Horizonte, Yolanda Vilela me perguntou se era minha primeira visita ao Brasil. Como minha resposta foi um pouco curta, eu gostaria de trazer algumas precisões antes de minha chegada.

Minha relação com o Brasil começou, na realidade, na Suíça, através de dois colegas brasileiros, Dayse de Ávila Seidl e Renato Seidl, que se tornaram amigos importantes, dos quais fui inclusive padrinho de casamento! Conversando sempre com eles sobre o Brasil, nós participamos da criação do que é hoje a Association Suisse Romande de l’École européenne de psychanalyse, a ASREEP-NLS, que tem, portanto, raízes brasileiras!

Foi através deles que eu teci, inicialmente sem saber, um laço com Minas Gerais, de onde Dayse é originária, e com o Rio, de onde vem Renato, cujo pai trabalhou no Hotel Glória. A viagem que farei agora estava, portanto, tramada há muito tempo!

Estive no Rio em 1999 a convite do Prof. Hélcio Mattos, da UFF, onde fiz a conferência inaugural da II Jornada Psiquiátrica Prof. Nobre de Melo, após uma abertura bastante solene em que ressoaram os hinos nacionais diante das bandeiras do Brasil e da Suíça. Eu não poderia imaginar um encontro desse tipo com o meu país de origem em pleno Rio de Janeiro. Além de participar dessa Jornada de estudos, dei alguns cursos e fiz algumas apresentações clínicas com crianças de rua, no Serviço do Prof. Hélcio Mattos, cuja organização bastante inovadora compreendia, particularmente, um hospital que funcionava permanentemente, mas, a tempo parcial, num bairro de alto risco de Niterói. Paralelamente, fui convidado para participar do XV Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria infantil para falar sobre distúrbios alimentares na criança e no adolescente.

Nessa época eu havia acabado de publicar meu livro Clínica da origem. E um projeto editorial surgiu, então, no Brasil. Finalmente, foi Dayse de Ávila que o traduziu e pediu que Romildo do Rêgo Barros fizesse o prefácio para a edição da Contra Capa. Isso me deu ocasião de voltar ao Rio uma segunda vez, em 2003, para o seu lançamento, que foi acompanhado de diversas conferências, inclusive na sede da EBP-RJ. Tive, nessa época, uma sensação desconcertante ao ver esse livro nas vitrines de um bairro do Rio, experiência que não fazia parte do que eu poderia imaginar...

O convite de vocês para ir a Belo Horizonte e ao Rio se inscreve, para mim, como uma nova etapa desse laço que se tece de modo cada vez renovado entre a Suíça e o Brasil.


François Ansermet



Intervenções de François Ansermet no Brasil

1.    Ansermet F., Clinique et psychopathologie des troubles alimentaires chez l'enfant. Conférence dans le cadre du XVe Congrès brésilien de neurologie et de psychiatrie infantile, Rio de Janeiro,
3-6 septembre 1999.

2.    Ansermet F., Les troubles alimentaires chez le nourrisson et l'enfant. Trois cours au Département de psychiatrie et de santé mentale, Université Fédérale Fluminense, Rio de Janeiro, 8, 9 et 10 septembre 1999.

3.    Ansermet F., Enfants abandonnés et traumatisme. Conférence inaugurale à la IIème Journée psychiatrique Prof. Nobre de Melo, Université Fédérale Fluminense, Rio de Janeiro, 10 septembre 1999.

4.    Ansermet F., Présentations cliniques en psychopathologie de l'enfant dans le cadre de la IIème Journée psychiatrique Prof. Nobre de Melo, Université Fédérale Fluminense, Rio de Janeiro, 11 septembre 1999.

5.      Ansermet F., "Les ambiguïtés sexuelles". Conférence à l'Ecole Brésilienne de Psychanalyse, Rio de Janeiro, 9 septembre 1999.

6.      Ansermet F. Présentation du livre Clínica da origem à la Librairie Contra Capa, Rio de Janeiro, 22 avril 2003

7.      Ansermet F., Psychanalyse et biosciences. Conférence à l'Université Fédérale, Rio de Janeiro,
24 avril 2003.

8.      Ansermet F., Différences des sexes et des générations à l'épreuve des procréations médicalement assistées. Conférence à l'Ecole Brésilienne de Psychanalyse, Rio de Janeiro, 24 avril 2003.


Livro:
Ansermet F. Clínica da origem: a criança entre a medicina e a psicanálise. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2003, 223 p. [Trad. de Clinique de l’origine, Lausanne, Payot, 1999, par De Avila Seidl D.]


Jornada EBP-MG