Enxame #1 - 6.Conexões






Conexões

Cristiana Pittella

A Equipe Conexões das XXII Jornadas da EBP-MG articulará seu tema - o Inconsciente e o mestre contemporâneo, o que pode a transferência? -, com as práticas clínicas, sociais e de ensino em nossa cidade. Em seu horizonte ela visa enlaçar a orientação lacaniana de nossa Escola aos achados e questões das subjetividades de nossa época.
Nos cantos de nossa cidade, o que o mestre contemporâneo vocifera e como seus imperativos ecoam? quais as ressonâncias e dissabores, dessa voz muitas vezes áfona, no corpo do ser falante? e as conseqüências desse olhar que não cessa de tentar esquadrinhar, domar e mortificar?.
Estaremos confrontados com as respostas e impasses do sujeito. Nessas conexões conversaremos sobre os tratamentos, as dificuldades e soluções que essas práticas encontram. O que elas podem nos ensinar e quais questões nos colocam?
Procuraremos em cada encontro, criar um espaço para a conversação e nele investigaremos como cada prática reconhece, acolhe e nomeia os sintomas contemporâneos. Há nelas lugar para o que é mais próprio e singular no sujeito, a saber, seu modo de satisfação? Como pode o discurso analítico ser transmitido e operar nesses espaços, para fazer avançar e manter viva a psicanálise?
Como pode a transferência, nesses espaços, introduzir o sabor de uma vida?
Cada um, como uma peça solta, poderá com sua voz participar desse espaço de preparação para as nossas Jornadas; e, ao tomar a palavra, conectar-se contribuindo de modo eficaz na orientação em direção ao real, para que cada sujeito possa viver sem tempos mortos!
Convidamos do mesmo modo a virem participar nos dias 19 e 20 de outubro com seu trabalho, que poderá ter a forma de um texto a ser endereçado, para seleção, à Comissão Científica das Jornadas. Com suas elaborações, experiências, questões e respostas, cada um poderá com seu escrito vir a compor o corpo, vivo, das Jornadas da EBP-MG.

Jornada EBP-MG