Enxame #3



















Os 15 minutos - Eduardo Fonseca
 



Simone Souto



O Boletim Enxame apresenta, nesse terceiro número, importantes contribuições para o tema da XXII Jornada da EBP-MG - “O inconsciente  e o mestre contemporâneo: o que pode a transferência? 
Leia mais...






 EntreLaços- Eduardo Fonseca

O mito individual na psicose


Antônio Beneti



I- MITOS


Não existe uma só cultura que não se sirva de algum mito próprio para transmissão de algo que organize ou estruture o funcionamento do grupo. A cultura brasileira através de suas lendas folclóricas construiu mitos muito interessantes e vigentes no século passado, como por exemplo, o “Saci Pererê”, para transmissão da castração simbólica de um interdito do mais de gozar por parte das crianças com suas diabruras e desobediências à Lei do pai, transmitida sob a forma de regras de “bom comportamento”. 
Leia mais...











Loading – Eduardo Fonseca 

A formação dos analistas 50 anos depois da proposição sobre o passe


Samyra Assad


É possível extrair três dimensões a partir de todo um trabalho que se emparelha à formação do analista depois da proposição sobre o passe e do domínio do simbólico na civilização. Isso é permitido ler e depurar, por exemplo, na experiência de luta contra a regulamentação da psicanálise pelo Estado desde o ano de 2000 – ainda que outras tentativas tenham sido feitas nas décadas anteriores e posteriores a essa época –, em função de um projeto de lei elaborado por um deputado e pastor evangélico.
Leia mais...







Relationship- Eduardo Fonseca

Ludmilla Féres Faria entrevista Fabian Naparstek:

Como  o discurso capitalista incide em sua clínica?
Assistir o video...



Três figuras do mestre grego antigo

Teodoro Rennó Assunção[3]



“Os gregos, por consideração à vida, (...) refrearam seu impulso de saber, em si insaciável, porque aquilo que eles aprendiam, queriam logo viver.”

(Nietzsche, A filosofia na época trágica dos gregos)



            Como seria muito difícil, dada sua multiplicidade e variedade histórica, falar de um único ou do modelo ou figura do mestre grego antigo – compreendendo genericamente como “mestre” uma figura agente de um saber que seria transmitido a um ou mais “discípulos” (sem o segundo sentido de “senhor”, como na relação com o “escravo”, que é próprio do termo maître em francês) –, vou escolher, para fazer um esboço introdutório inevitavelmente redutor, apenas três exemplos possíveis (e algo paradoxais) de figuras do mestre grego antigo, mas que apresentarei na ordem histórica em que se sucederam (do mais arcaico ao mais tardio).
Leia mais...






 O Grito- Eduardo Fonseca

Conexões: Nota sobre o filme “No intenso agora” de João Moreira Salles

Marcelo Quintão [1]



            No dia 04 de maio aconteceu na Sala Humberto Mauro mais uma atividade preparatória da XXII Jornada da EBP-MG. O público pôde assistir ao último documentário de João Moreira Salles, No intenso agora e escutar, na sequência, o instigante comentário proferido por Simone Souto[2] (Diretora de orientação da Jornada).
Leia mais...


Conexões: Freud Cidadão

Renata Mendonça[3]



            No dia 14/05 tivemos mais uma atividade de Conexões da XXII Jornada da EBP-MG   no Freud Cidadão[4].

Tomando por base a conferência de Éric Laurent apresentada no último congresso da AMP em Barcelona[5], Jésus Santiago teceu um interessante comentário sobre o caso apresentado, ressaltando o quanto uma experiência de disrupção precoce de gozo (uma efração originária) teria marcado decisivamente a existência desse sujeito pela via da compulsão à repetição e  das sucessivas passagens ao ato que o levam ao pior.
Leia mais...




Destino - Eduardo Fonseca  



·        SEMINÁRIO PREPARATÓRIO DA XXII JORNADA DA EBP-MG
  
O INCONSCIENTE E O MESTRE CONTEMPORÂNEO: O QUE PODE A TRANSFERÊNCIA?

JULHO
DIA 05/Horário: 20:30 hs

A pulsão fora da transferência e a causa triunfante por Ram Mandil
Coordenação: Lucíola de Freitas
Local : Sede EBPMG

·        ATIVIDADE DE CONEXÃO

DIA 06/Horário: 7:30 hs

Apresentação : Giovanna Borges (Janela da Escuta)
Comentário e apresentação das XXII Jornadas EBP-MG: Lilany Pacheco (EBP/AMP)
Coordenação: Cristiane Cunha (EBP/AMP)
Responsável pelo registro fotográfico e resenha para o Boletim Enxame:  Juliana Meirelles

Local: Auditório do Ambulatório São Vicente, à Alameda Celso, 271