SINaPSY #7


Sinapsy traz neste número a primeira parte da entrevista que nossa colega da EBP-MG, Suzana Barroso, concedeu ao Boletim da XVIII Jornada. Suzana é responsável pelo eixo “O saber da criança e o saber da ciência”, eixo que pretende privilegiar a maneira pela qual o saber da criança confronta e interpela os saberes sobre ela, saberes muitas vezes autorizados pela linguagem das ciências e que, ao desconhecerem o sujeito na criança, tendem a produzir, pela via da exigência de performances, cada vez mais debilidade. A entrevista concedida por Suzana é muito esclarecedora quanto aos desafios que estão em jogo na clínica com crianças nos dias atuais. Oferecemos a você, leitor de Sinapsy, esta verdadeira “pérola” que nos foi concedida por Suzana. Não deixe de conferir o vídeo que disponibilizamos para você!





Sobre o envio de trabalhos
Caros colegas,
Entramos no mês de julho e logo iniciaremos o segundo semestre com o passo mais acelerado rumo à XVIII Jornada da EBP-MG.
Gostaria, então, de reforçar o convite feito para o envio de trabalhos, cujo prazo de entrega se encerra em 30 de agosto.
O tema proposto para esse ano, Psicanálise e Ciência, coloca para nós um desafio: como trabalhar clinicamente um tema que, tradicionalmente, tem um viés mais epistêmico?
Por isso, é necessário completar o título “Psicanálise e Ciência” com a referência ao “real em jogo”. Buscamos, por um lado, testemunhar o que, em nosso trabalho cotidiano, seja nos consultórios ou nas instituições, no campo da saúde mental, da educação ou do trabalho social, podemos isolar como sendo a experiência do real na prática analítica. Por outro lado, queremos destacar as respostas do discurso da ciência ao mal-estar contemporâneo e seus efeitos sobre a subjetividade de nossa época.
A psicanálise recolhe os efeitos do discurso da ciência. Mas ela também mostra o impossível em jogo na ideia de progresso científico. É essa voz da psicanálise que queremos tornar audível nos trabalhos endereçados à XVIII Jornada da EBP-MG.
Para melhor se orientar em relação aos eixos temáticos remetemos ao blog da Jornada: http://jornadaebpmg.blogspot.com.br/ Ali você encontrará também referências bibliográficas, entrevistas, textos e vídeos relacionados ao tema da Jornada.
Aguardamos o seu trabalho!

Frederico Feu Coordenador da XVIII Jornada da EBP-MG

Endereços para o envio de trabalhos: fredericofeu@uol.com.br (com cópia para jornadaebpmg@gmail.com


Jornada EBP-MG