Quereres X

Boletim da XIX Jornada da EBP-MG "O que quer a mãe, hoje? Sintomas contemporâneos da maternidade"

Convidada: Marie-Hélène Brousse


No próximo mês temos um encontro marcado na XIX Jornada da EBP-MG "O que quer a mãe, hoje?" e convidamos cada um para que no dia 10/09, após o Enapol e o feriado da Independência, compareça à sede da seção Minas, para assistir ao III Seminário Preparatório sob o título: "Mães loucas e loucuras maternas" que ficará sob responsabilidade de Elisa Alvarenga e Simone Souto.

Para tal atividade, Elisa Alvarenga procurará diferenciar as mães loucas das loucuras maternas considerando a causalidade psíquica e o mecanismo estrutural da forclusão. Isso será evidenciado desde o caso Aimée, da tese de Lacan, que estava grávida na época do desencadeamento de sua paranóia, até casos atuais de infanticídio e outros em que o filho aparece, no real, como objeto da existência da mãe.

Já Simone Souto abordará as loucuras maternas através da conexão com os modos como cada mãe vai se haver com a feminilidade e o amor.  Fragmentos de dois casos clínicos situarão as “loucuras maternas”, por um lado, a partir  da articulação com a  mãe e o ter e, por outro, com a mulher e o não ter.

A Comissão de Infraestrutura anuncia a todos uma inovação para esta XIX Jornada da EBP-MG. Desta vez, um belo painel, criado especialmente para esta jornada pelo grafiteiro e artista de rua Pedro Ninja, substituirá as não menos belas e tradicionais flores que sempre decorarm nossas mesas plenárias. (Leia a nota na íntegra).

Se você ainda não se inscreveu para a XIX Jornada da EBP-MG, aproveite, pois o dia 10/09 será a última oportunidade para realizar sua inscrição com desconto possibilidade de parcelamento. (Inscrições)

Lembramos a todos que o prazo para o envio de trabalhos foi prorrogado para o dia 08/10!
(Mais informações).


Neste Quereres X voltamos com a rubrica Você Sabia? trazendo curiosidades sobre a história da maternidade.

Boa leitura!

Miguel Antunes
Coordenador do Boletim Quereres 

Jornada EBP-MG