Quereres IX

Quereres IX está no ar trazendo três textos de colegas da EBP-MG: Lúcia Grossi, Lucíola Freitas de Macêdo e Ilka Franco Ferrari; além de um anúcnio de Sérgio de Campos, coordenador da Comissão Científica.
Lúcia Grossi comentou o filme "Linha de Passe" de Walter Salles e Daniela Thomaz em junho deste ano, na faculdade FUMEC, em atividade preparatória para a XIX Jornada organizada pela Biblioteca da EBP-MG. Filme que narra a realidade social de muitas famílias brasileiras e os embaraços de uma mãe que tem que dar conta, sozinha, das funções da maternidade.

Os "novos complexos familiares" é abordado pelo texto de Lucíola onde interroga a maternidade e a questão do gênero. Para desenvolver este tema, ela trás à tona, um casal trans de Porto Alegre que deu luz ao seu primeiro filho.

Finalizando esta série de textos, Ilka nos enviou sua contribuição fruto de uma pesquisa desenvolvida por várias instituições nacionais e internacionais que se ocuparam das gestantes privadas de liberdade. Para tal, utilizaram-se do método da conversação e puderam extrair importantes elaborações que ela aponta neste texto intitulado "Mães encarceradas e filhos grudados em seus corpos".

Nesta edição, lançamos estes textos para que cada um possa se sentir causado em nos enviar seu trabalho, para tanto, Sérgio de Campos nos anuncia, como podem ver abaixo, a prorrogação para o prazo de envios de trabalhos.

Caros Colegas, saudações.

Venho por meio de esse e-mail comunicar-lhes que o prazo de entrega para a seleção dos trabalhos para XIX Jornada da EBP-MG “O que quer a mãe hoje?” foi adiado impreterivelmente para a data de 08 de setembro de 2015.

Cordialmente.

Sérgio de Campos
Coordenação da Comissão Científica


Para ter acesso a todos os detalhes em relação ao envio de trabalho, basta acessar o Blog da Jornada: Envio de trabalhos.

Desejos a todos uma boa leitura!

Miguel Antunes
Coordenador do Boletim Quereres

Jornada EBP-MG