SINaPSY #24


Aos participantes da XVIII Jornada da EBP-MG

Angelina Jolie retirou os seios... E agora, José?!

Sinapsy traz em sua 24ª edição a entrevista que nos foi concedida por nossa colega Márcia Rosa, relatora responsável pelo eixo: “O real da psicanálise e o real da ciência”. Muito mais do que evocar o ato de Jolie, Márcia Rosa situa com muita clareza a posição e os desenvolvimentos de Jacques Lacan sobre a ciência ao longo de seu ensino. Afinal, nos campos da ciência, da psicanálise e da religião estamos lidando com o mesmo real? Confira a entrevista de Márcia e fique por dentro de mais uma das questões que iremos debater por ocasião da XVIII Jornada da EBP-MG!
Estamos às vésperas da Jornada, após um ano de preparativos, seminários e intensos debates. Esperamos finalmente poder acolhê-los da melhor forma para fazer avançar nossas elaborações sobre o tema, “psicanálise e ciência: o real em jogo”.
Teremos o prazer de receber alguns convidados, entre eles, François Ansermet, psicanalista da Associação Mundial de Psicanálise e Diretor do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Genebra. Ansermet fará uma conferência sobre o tema da Jornada e participará, como debatedor, de duas mesas plenárias.
Receberemos também Dirceu Greco, professor titular do Departamento de Clínica Médica da UFMG; Bernardo Jeferson de Oliveira, professor da Faculdade de Educação da UFMG; Carlos Roberto Drawin, professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e Patrícia Veras, professora e pesquisadora da UFBA e da Fiocruz (BA). Todos eles responderam ao convite para discutir conosco o tema da Jornada nas sessões plenárias.
Além das quatro sessões plenárias e dos vinte e sete trabalhos que serão discutidos nas mesas simultâneas de sábado pela manhã, a Jornada nos reserva ainda duas mesas do passe. Na primeira mesa, Ram Mandil e Ana Lydia Santiago irão expor o que foi para cada um, em suas análises,  a experiência do real. E para concluir a Jornada, ouviremos o primeiro testemunho do passe de Jésus Santiago em Belo Horizonte.
Um momento de relaxamento e confraternização acontecerá durante o lançamento de livros, na sexta à noite, quando poderemos fazer um brinde ao som da música do grupo de choro: “Tapa Buraco”.
Estamos esperando por você! Àqueles que ainda não puderam se inscrever, pedimos que o façam o quanto antes, pois restam poucos lugares disponíveis.

Frederico Feu de Carvalho
Coordenador da XVIII Jornada da EBP-MG
Yolanda Vilela
Coordenadora do Boletim Sinapsy

Confira abaixo a entrevista de Márcia Rosa!


Jornada EBP-MG