SINaPSY #21



Nessa edição de Sinapsy reproduzimos o artigo do coordenador da XVIII Jornada da EBP-MG, Frederico Feu, publicado no caderno Pensar do jornal O Estado de Minas, do dia 05 de outubro.

Intitulado “A ciência e a dor de existir”, o artigo busca esclarecer o leitor não especialista sobre a posição do psicanalista e as consequências éticas quando se confunde realidade psíquica e realidade cerebral.


Você poderá acessar também nesta edição o vídeo da entrevista concedida por Antônio Teixeira, relator do eixo “Ciência e delírio” da XVIII Jornada, ao Boletim Sinapsy. Antônio Teixeira é psicanalista, membro da EBP e professor do Curso de Psicologia da FAFICH-UFMG. Nessa entrevista, Antônio comenta, de forma clara e instigante, as relações entre psicanálise e ciência mostrando, entre outras coisas, o quanto o recurso à ciência foi decisivo para que a psicanálise não se perdesse em uma proliferação imaginária do conhecimento.

Lembramos a todos que os textos dos quatro relatórios que serão discutidos nas sessões plenárias da Jornada foram disponibilizados no Boletim Sinapsy #19. Você também já pode acessá-los na aba “textos” do Blog: www.jornadaebpmg.blogspot.com

Estamos aguardando você na XVIII Jornada da EBP-MG. Inscreva-se logo, pois restam poucas vagas!

Confira abaixo a entrevista com Antônio Teixeira.



Jornada EBP-MG